Skip directly to content

MITOS E VERDADES SOBRE O CHOCOLATE PARA A SAÚDE BUCAL

04/04/2019

CHOCOLATE ESTIMULA A SENSIBILIDADE?
Verdade. A sensibilidade dentária é um problema que afeta a polpa do dente. O cenário normalmente acontece quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta. Por isso sentimos dor ao mastigar algum alimento quente, gelado, cítrico ou doce, como o próprio chocolate. Nesta situação, o incômodo afeta mais os dentes traseiros, aqueles que sofrem com as lesões cariosas. Isso vai ocorrer em pacientes que possuem cárie dental ou restaurações com infiltrações. Por isso, se sentir algum desconforto, não hesite em procurar seu dentista para tratar o problema.

CHOCOLATE AMARGO FAZ BEM PARA OS DENTES?
Verdade. Você pode não saber, mas a escolha do chocolate influencia muito na saúde bucal. De acordo com os dentistas, os amargos são as melhores opções para o seu sorriso. Eles possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie, explicam. Os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam pouco nos dentes e são mais fáceis de serem removidos na higiene bucal. Já os chocolates ao leite e branco são os que contém mais açúcar e gordura. Dê preferência àqueles que colaboram para o bem-estar do seu sorriso.

CHOCOLATE PODE CAUSAR CÁRIE?
Mito. As pessoas costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas não é bem assim que funciona. O chocolate em si não causa o problema, o problema começa no consumo frequente associado a uma má higiene bucal. Você pode comer chocolate, desde que faça a correta limpeza dos seus dentes, diz o dentista. Então, se bateu aquela vontade de comer o doce, não se preocupe. Basta realizar uma boa escovação e não esquecer de passar o fio dental.

POUCAS DOSES DE CHOCOLATE NÃO CAUSAM CÁRIE?
Mito. Na verdade, o problema não está na quantidade a ser ingerida. Se você comeu um pedacinho de chocolate e esqueceu de escovar os dentes, o risco de ter cárie é o mesmo. De uma maneira geral devemos saber que a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência, isso para a saúde bucal. O que preocupa é a quantidade de tempo em que o dente fica exposto ao açúcar, e não o tamanho do chocolate que você devorou. No geral, Você pode comer o doce sem grandes preocupações. Só não se esqueça de fazer a higiene bucal em até 30 minutos após as refeições. Desta maneira você estará evitando a cárie e outros problemas bucais.

| Fonte: Sorrisologia

Share