Skip directly to content

ODONTOLOGIA E GESTAÇÃO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

29/04/2019

QUANDO INICIAR O ACOMPANHAMENTO?
Normalmente o primeiro trimestre costuma ser um período mais crítico da gravidez, por isso, o normal é que o pré-natal odontológico comece nos últimos três meses. Segundo especialistas, a frequência e duração dos encontros dependem de mãe para mãe. Nas consultas começam os cuidados com a saúde bucal da futura mamãe e as conversas sobre aleitamento, hábitos e higiene oral. Cabe aos profissionais influenciarem positivamente a paciente para que ela adote hábitos alimentares saudáveis e se sinta segura e confiante para cuidar do seu bebê da melhor forma.

COMO FUNCIONA O PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO
Se essa é a primeira vez que você ouve falar no termo, vale a explicação. O pré-natal feito com a assistência do dentista nada mais é do que o período da gravidez em que se observa o estado de saúde bucal da gestante. De acordo com a dentista, todo esse processo é feito a fim de evitar o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças.
É importante deixar claro para as pacientes que o tratamento dentário é seguro tanto para ela quanto para o seu filho. Os dentistas estão capacitados para administrar medicamentos e anestésicos específicos para esse período, bem como outros tipos de tratamento que julguem ser necessário, sempre avaliando cuidadosamente o risco x benefício.

POR QUE É IMPORTANTE?
Da mesma maneira que o acompanhamento com o obstetra é indispensável, visitas regulares ao dentista também são de suma importância. Isso acontece porque a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. Problemas periodontais podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso, por exemplo. A supervisão de um dentista, portanto, é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila.

COMO FUNCIONA A ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA APÓS A CHEGADA DO BEBÊ
Caso o tratamento não possa ser concluído na gravidez por algum motivo, ele pode e deve prosseguir após o parto, reforça os profissionais. Ela também aproveita para lembrar que, agora, o tratamento odontológico deve fazer parte da rotina da família. O recém-nascido também possui necessidades que devem ser atendidas pelo dentista, por isso, levá-lo ao consultório é fundamental.
O exame da cavidade bucal do bebê é importantíssimo para detectar quaisquer alterações, como, por exemplo um freio lingual muito curto que prejudique a amamentação. Além disso, é importante para os pais já aprenderem como realizar a higiene oral do bebê o quanto antes. Essa, assim como outras orientações só podem ser dadas pelo profissional capacitado para isso.

| Fonte: Sorrisologia

Share