Skip directly to content

QUAIS OS CUIDADOS E MANUTENÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA?

05/02/2019

PRÓTESE DENTÁRIA PRECISA DE TANTOS CUIDADOS QUANTO UM DENTE NATURAL
Como qualquer outro dente, o novo elemento precisa de cuidados e atenção do paciente. Robson cita que respeitar os limites desse elemento é o principal fator, principalmente na hora da mastigação. Por mais bem feita que a prótese seja, ela nunca terá as mesmas características de um dente, como resistência e estabilidade. Um outro cuidado para conservá-la melhor é saber sobre a vida útil dela. A média disso é a cada 5 anos. Depois desse tempo, o paciente precisa consultar um profissional para verificar se a substituição deve ser feita, colocando uma nova.

MAUS CUIDADOS COM A PRÓTESE PODEM TRAZER PREJUÍZOS À SAÚDE BUCAL
Onde tem prótese dentária, deve-se ter higiene! Sem uma limpeza adequada, o novo elemento pode até mesmo sair mais uma vez da boca e causar todo aquele estresse novamente. Isso acontece porque a falta de higiene pode causar um acúmulo da placa bacteriana na região, desenvolvendo problemas bucais. O acúmulo de microrganismos nas área levam a infecções, ocasionando uma aceleração na perda óssea e gerando uma perda de área de retenção das próteses. Por isso, lembre-se de realizar a higiene bucal completa, escovando os dentes e passando o fio dental após as principais refeições.

OS ITENS DE HIGIENE BUCAL MAIS INDICADOS PARA QUEM USA PRÓTESE DENTÁRIA
Mesmo sem a presença de alguns dentes, o paciente deve escovar toda a área bucal. De preferência, a escovação ideal é utilizando escovas de cerdas macias, creme dental e outros produtos específicos para a prótese, indicados pelo dentista. Existem escovas específicas para próteses que possuem cerdas grandes e mais firmes. Há ainda pastilhas indicadas para a limpeza, recomendam os profissionais.

Escovar o céu da boca, por exemplo, não é uma necessidade para alguns. Mas, para aqueles que utilizam de próteses dentárias, a escovação nessa área deve ser feita, assim como na língua e na gengiva. Quando removíveis, a recomendação é retirar a prótese a cada refeição para limpeza e remoção dos resíduos de alimentos. Dessa forma, o paciente deve escovar os dentes com a prótese junto, mas, depois de comer, ele deve removê-la para uma higienização única. Vale lembrar que, quando as próteses não estiverem em uso, elas devem ficar imersas em água ou solução desinfetante, esclarecem os profissionais.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É PRECISO IR AO DENTISTA?
Como a presença de qualquer objeto estranho na boca pode resultar em um acúmulo de bactérias, não se pode esquecer as consultas no dentista. Apesar disso, a frequência de quem utiliza prótese é a mesma de quem não a utiliza. Ou seja, a cada 6 meses, o profissional deve ser consultado para analisar o estado da ferramenta e da saúde bucal do paciente.

Ir ao dentista seguindo a recomendação deles é importante na prevenção de possíveis problemas, como a cárie ou a gengivite. Além disso, pode ser necessário realizar ajustes na prótese dentária. Sendo o cirurgião dentista o responsável por decidir se há essa exigência. Adotar as recomendações não é nada além de proveitoso para o paciente. Com os cuidados indicados pelo profissional é possível aumentar o tempo útil da prótese e diminuir possíveis desconforto e riscos de complicações.

| Fonte: Sorrisologia

Share