Skip directly to content

O QUE É DESMINERALIZAÇÃO DENTAL E COMO ELA OCORRE?

04/09/2018

Segundo as explicações dos profissionais, a desmineralização dental é um processo caracterizado pela perda de cálcio do dente. Este mineral, que o constitui, é responsável por dar dureza na camada mais externa da estrutura, o esmalte dentário. Por isso, problemas nessa área definem o quadro desse problema bucal como o primeiro passo para a instalação da cárie. A desmineralização constante do esmalte leva a formação de uma mancha branca nos dentes, primeira manifestação clínica visível de cárie. Dessa maneira, é possível entender a importância das visitas regulares ao dentista, pois contribui para iniciar o tratamento ainda no início. Porém, no caso do processo de desmineralização evoluir, aquela mancha branca pode dar lugar a uma cárie.

O CONSUMO DE ALIMENTOS E BEBIDAS ÁCIDAS PODE RESULTAR NA DESMINERALIZAÇÃO DENTAL
A desmineralização dental no sorriso tem relação com os hábitos do paciente. O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo. Além disso, também podem ocorrer por reações químicas, como, por exemplo, a ingestão de alimentos ácidos ou transtornos alimentares como a bulimia. A má higienização bucal também pode ser a causa do problema. Os resíduos alimentares que permanecem por mais tempo na cavidade bucal podem influenciar na ação de bactérias que retiram o cálcio da estrutura do dente. Então, essa corrosão contribui para a instalação e formação da cavidade da cárie.

EXISTEM TRATAMENTOS PARA A DESMINERALIZAÇÃO DENTAL?
A desmineralização dental é um quadro que pode acontecer em pacientes de todas as idades, sejam crianças ou até os idosos. Pensando nisso, é essencial dar início ao tratamento o quanto antes. A melhor forma de prevenir e tratar o caso é eliminando as suas causas, orientam. As indicações são o uso de escovas de dentes com cerdas macias, controlar a alimentação e, sobretudo, manter a higiene bucal correta. É possível também recorrer a restauração da parte dentária afetada.

| Fonte: Sorrisologia

Share