Skip directly to content

Quais são os principais benefícios de se realizar um tratamento de canal no dente?

05/05/2017

Um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes é também um dos mais populares quando o assunto é saúde bucal. Quem nunca ouviu falar sobre o tratamento de canal, não é mesmo? Apesar de famoso, ele, infelizmente, ficou sendo mais conhecido pelos mitos que cercam o assunto do que propriamente pelos benefícios que trazem para os dentes. Chegou a hora de conhecer todas as vantagens do procedimento com a ajuda de um especialista.

 

QUANDO ELE É NECESSÁRIO?

Segundo a dentista Sofia Cabaleiro, um dente que necessita de tratamento de canal é aquele que está contaminado por bactérias. Dependendo do caso, por exemplo, ele pode estar comprometido por um quadro de fratura ou cárie avançada, que colocam em risco a polpa dentária, composta por fibras nervosas e vasos sanguíneos. Quando isso acontece, a intervenção é indispensável para impedir que essa parte interna seja prejudicada.

 

O TRATAMENTO DE CANAL IMPEDE QUE O PROBLEMA DENTÁRIO SE AGRAVE

O primeiro benefício do tratamento endodôntico, portanto, é justamente proteger a estrutura do dente e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente. “Se o problema não for tratado poderá evoluir para um infecção mais grave”, ressalta Sofia. Assim, para que a situação não saia do controle, é importante procurar um especialista e avaliar os riscos. Uma medida deve ser tomada o quanto antes.

 

AS CHANCES DE SUCESSO SÃO ALTAS

A segunda vantagem do procedimento, de acordo com a dentista, é que o sucesso desse tratamento varia entre 60 a 90% dos casos. “Isso revela um alto índice se levarmos em conta o grande número de tratamentos realizados”, explica. Nada melhor do que iniciar um procedimento tendo a confiança, por meio de dados, de que a situação será, de fato, resolvida, certo?

 

OS CUIDADOS CONTINUAM MESMO APÓS O PROCEDIMENTO

“É importante destacar que, após o tratamento do canal, o dente fica mais fraco, portanto, a reabilitação desses elementos é fundamental para a conclusão do tratamento”, destaca Sofia. Ela explica que, para isso, podem ser usadas restaurações diretas ou próteses, como pinos e coroas. “Tudo depende do remanescente saudável do dente”, completa. Tomar esses cuidados é o que aumenta as chances de satisfação com o resultado.

 

TIRE SUAS DÚVIDAS COM O ENDODONTISTA

Ainda que uma dor de dente seja um sinal de alerta para a intervenção endodôntica, vale lembrar que ela pode significar diversos outros cenários, portanto, ao sentir o sintoma, procure a ajuda de um especialista. Agora, se ao ser examinado por um endodontista você receber a confirmação da necessidade de realização dessa técnica, fique tranquilo. Muito já mudou com o passar do tempo e a técnica vem se aprimorando cada vez mais para proporcionar o máximo de conforto ao paciente.

 

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Share