Skip directly to content

Técnicas de restauração dental e os cuidados para quem passa pelo procedimento

29/01/2018

O QUE É RESTAURAÇÃO DENTAL? 
A restauração consiste na reconstrução do dente. Pode ser em casos de cárie ou fratura, por exemplo. O processo busca restabelecer a forma e função normal de cada dente afetado. É importante ressaltar que esse tipo de procedimento deve ser feito por um especialista da área, para que seja cumprido de maneira correta. Para iniciar a restauração, o dentista remove a parte do dente deteriorada. É então feito a limpeza da área para que seja preenchida com o material restaurador. Para completar, os espaços em que as bactérias podem infiltrar-se são fechados. A restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. 
 
COROA: RECONSTRÓI A PARTE VISÍVEL DO DENTE 
Coroa é um termo que pode ser utilizado para definir a parte do dente mais visível, que fica exposta na cavidade bucal. Porém, outro sentido em que esse termo também é empregado é para definir um certo tipo de restauração indireta, ou seja, protética. Ela reconstrói toda a porção visível do elemento dentário (coroa), restabelecendo sua forma, cor e função. Isso pode ser realizado através de materiais como resinas, cerâmicas e metais associados a cerâmicas. 
 
PIVÔ: HOJE EM DIA A PEÇA É CONFECCIONADA SEPARADAMENTE 
Assim como a jaqueta, o pivô também é um termo muito usado no passado, mas que já não está mais sendo tão usado hoje em dia. Pivô é um termo em desuso e com a evolução científica e tecnológica da odontologia restauradora estética não mais realizado na prática clínica. Tratava-se de uma modalidade protética restauradora composta de coroa e um pino intracanal em uma única peça. A diferença é que atualmente os pinos intracanais e coroas são elementos restauradores confeccionados separadamente. 
 
A HIGIENE BUCAL COM PRÓTESE DEVE SER COMO HABITUAL, MAS É PRECISO AINDA MAIS CUIDADO 
A higiene bucal para os pacientes que usam próteses deve ser realizada como de costume. O importante é dar uma atenção extra para as áreas de cimentação e os pilares. Fio dental e escova interdental podem ser uma boa opção nesse momento. Além disso, não esqueça de fazer visitas de rotina ao dentista para conferir se está tudo bem. Cuide bem do seu sorriso e fique longe de possíveis problemas! Lembre-se sempre de conversar com seu dentista para entender as técnicas mais adequadas para o seu caso e os principais cuidados após realizar o procedimento. 
 
Fonte: http://www.sorrisologia.com.br 

Share